O Dia do Técnico em Radiologia, celebrado em 8 de novembro, homenageia este profissional que contribui para a qualidade de vida dos pacientes; em 9 meses, as UPAs de Maceió realizaram mais de 34 mil exames de raio-x
Quando um paciente chega ao pronto atendimento com um braço ou perna quebrada, visualizar a condição da fratura é necessário antes de realizar qualquer procedimento, a fim de garantir a segurança do paciente. Mas como fazer isso de forma rápida e menos invasiva e dolorosa?
Se a sua resposta foi por meio de exames de raio-x, acertou. E nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital alagoana, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), os técnicos em Radiologia são os que desempenham essa função.
Esses profissionais estão preparados para atuar no serviço de diagnóstico por imagem, permitindo a visualização de tecidos, órgãos e patologias no interior do corpo, como fraturas, tumores e pneumonias, e contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes nas unidades de urgência e emergência.
“Realizamos exames por imagens para auxiliar no diagnóstico do paciente, onde priorizamos as demandas urgentes para que os resultados sejam entregues para avaliação médica o mais rápido possível, tomando todas as precauções que garantam a segurança dos pacientes e de nós mesmos contra a radiação”, enfatiza Anaires Araújo, técnica em Radiologia e supervisora do setor de raio-x da UPA Trapiche da Barra.
Mais de 34 mil exames de raio-x em 9 meses
Nas UPAs de Maceió, sob gestão do ISAC, os técnicos em Radiologia atuam, especificamente, no setor de raio-x das unidades e têm demonstrado um excelente desempenho.
De janeiro a setembro de 2024, as três unidades já realizaram 34.940 exames de raio-x, sendo 14.692 na UPA Benedito Bentes, 13.590 na UPA Trapiche e 6.658 na UPA Santa Lúcia, que iniciou os atendimentos em fevereiro deste ano.