RG, CNH ou outro documento oficial com foto, CPF e Cartão do SUS são necessários para atendimento em qualquer unidade de saúde

Quais documentos devo levar para ser atendido na UPA Santa Lúcia?

Apresentação dos documentos pessoais é obrigatória e facilita o trabalho da equipe multidisciplinar

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Lúcia, em Maceió (AL), oferece assistência em urgência e emergência aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sob o regime de 24 horas, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

O fluxo de atendimento é definido pela Classificação de Risco, onde, ao chegar na unidade, o usuário passa por uma triagem, que avalia o seu quadro clínico geral. Em seguida, recebe uma pulseira colorida que representa a sua posição na escala de atendimento.

E esse fluxo começa com a apresentação dos documentos pessoais.

Portanto, antes seguir para a UPA Santa Lúcia, o usuário deve reunir os seguintes documentos para atendimento de urgência e emergência:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.);

– CPF;

– CNS (também conhecido como Cartão do SUS).

Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município e fazer a solicitação, ou ainda emitir pela internet.

Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?

O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.

Para emitir o cartão, o usuário precisa ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou à Secretaria de Saúde do município com os seguintes documentos:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.);

– CPF;

– Certidão de nascimento ou casamento;

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, etc.);

– Número de PIS/PASEP (se tiver).

Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS.

Como emitir o Cartão do SUS pela internet?

Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site e aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.

A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceita em todas as unidades de saúde.

Aplicativo Conecte SUS reúne as informações mais relevantes e todo o histórico do usuário
Com o aplicativo Conecte SUS o usuário tem acesso à versão digital do Cartão do SUS e vários dados sobre sua saúde (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.

Pelo aplicativo:

– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Caso precise criar uma conta Gov.br, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.

Pelo site:

– Acesse o site Conecte SUS;

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Caso precise criar uma conta Gov.br, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.

O que é a Classificação de Risco?

Agora que você já sabe quais documentos levar toda vez que se deslocar até a UPA Santa Lúcia, conheça também os níveis de gravidade representados pelas cores das pulseiras no sistema de Classificação de Risco:

– Vermelho: Emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato;

– Laranja: Muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente;

– Amarelo: Urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar;

– Verde: Pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento;

– Azul: Não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma UBS – Unidade Básica de Saúde.

O sistema de triagem de Classificação de Risco é baseado no Protocolo de Manchester, que é adotado mundialmente
As cores determinam o tempo de atendimento, que pode ser imediato ou dentro de algumas horas, e ajudam as equipes multidisciplinares durante o acolhimento dos usuários (Foto: Coren-SP)

Enquanto unidade pré-hospitalar de complexidade intermediária, os usuários de uma UPA podem ser mantidos em observação por até 24 horas. Se as queixas ou quadro clínico persistirem, o usuário pode ser encaminhado para um hospital.

Quando procurar atendimento na UPA Santa Lúcia?

A UPA Santa Lúcia tem capacidade para atender 350 pessoas por dia em demandas de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria. Conta com 19 leitos e realiza exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais.

São exemplos de casos para procurar atendimento na UPA Santa Lúcia:

– Febre alta;

– Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;

– Fratura com pouco sangramento;

– Corte com pouco sangramento;

– Falta de ar moderada ou intensa;

– Dor forte no peito; 

– Infarto;

– Derrame; 

– Cólicas renais;

– Crises convulsivas;

– Vômito constante.

Se o usuário sofrer um acidente mais grave, que resulte em fratura exposta, politraumatismo ou hemorragia intensa, ou necessite realizar um procedimento mais complexo, como parto normal, cesárea, cirurgia, transplante ou internação, o recomendado é procurar atendimento em um hospital.

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