Apresentação dos documentos pessoais é obrigatória e facilita o trabalho da equipe multidisciplinar
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Lúcia, em Maceió (AL), oferece assistência em urgência e emergência aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sob o regime de 24 horas, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
O fluxo de atendimento é definido pela Classificação de Risco, onde, ao chegar na unidade, o usuário passa por uma triagem, que avalia o seu quadro clínico geral. Em seguida, recebe uma pulseira colorida que representa a sua posição na escala de atendimento.
E esse fluxo começa com a apresentação dos documentos pessoais.
Portanto, antes seguir para a UPA Santa Lúcia, o usuário deve reunir os seguintes documentos para atendimento de urgência e emergência:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.);
– CPF;
– CNS (também conhecido como Cartão do SUS).
Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município e fazer a solicitação, ou ainda emitir pela internet.
Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?
O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.
Para emitir o cartão, o usuário precisa ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou à Secretaria de Saúde do município com os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.);
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, etc.);
– Número de PIS/PASEP (se tiver).
Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS.
Como emitir o Cartão do SUS pela internet?
Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site e aplicativo Conecte SUS.
Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.
A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceita em todas as unidades de saúde.
Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.
Pelo aplicativo:
– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Caso precise criar uma conta Gov.br, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.
Pelo site:
– Acesse o site Conecte SUS;
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Caso precise criar uma conta Gov.br, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.
O que é a Classificação de Risco?
Agora que você já sabe quais documentos levar toda vez que se deslocar até a UPA Santa Lúcia, conheça também os níveis de gravidade representados pelas cores das pulseiras no sistema de Classificação de Risco:
– Vermelho: Emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato;
– Laranja: Muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente;
– Amarelo: Urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar;
– Verde: Pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento;
– Azul: Não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma UBS – Unidade Básica de Saúde.
Enquanto unidade pré-hospitalar de complexidade intermediária, os usuários de uma UPA podem ser mantidos em observação por até 24 horas. Se as queixas ou quadro clínico persistirem, o usuário pode ser encaminhado para um hospital.
Quando procurar atendimento na UPA Santa Lúcia?
A UPA Santa Lúcia tem capacidade para atender 350 pessoas por dia em demandas de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria. Conta com 19 leitos e realiza exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais.
São exemplos de casos para procurar atendimento na UPA Santa Lúcia:
– Febre alta;
– Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
– Fratura com pouco sangramento;
– Corte com pouco sangramento;
– Falta de ar moderada ou intensa;
– Dor forte no peito;
– Infarto;
– Derrame;
– Cólicas renais;
– Crises convulsivas;
– Vômito constante.
Se o usuário sofrer um acidente mais grave, que resulte em fratura exposta, politraumatismo ou hemorragia intensa, ou necessite realizar um procedimento mais complexo, como parto normal, cesárea, cirurgia, transplante ou internação, o recomendado é procurar atendimento em um hospital.