Sob gestão do ISAC, UPAs Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche da Barra mobilizaram pacientes e colaboradores sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
No mês de conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), realizam diversas ações voltadas para a campanha Outubro Rosa.
As atividades envolvem pacientes e colaboradores das UPAs Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche da Barra, e destacam a importância do autocuidado aliado à busca pelos serviços de saúde para um diagnóstico precoce, contribuindo para o tratamento e reduzindo a mortalidade da doença.
Na UPA Santa Lúcia as ações enfatizam o autoexame e exames preventivos, e a distribuição de informativos para os pacientes que aguardam atendimento médico.
“Reforçamos a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de mama por se tratar de doença que mata, mas que também, quando descoberta e tratada desde o início, suas chances de cura são maiores”, conclui Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia.
Já na UPA Benedito Bentes, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a campanha foi direcionada à prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero.
“Abordamos sobre os fatores de risco e os mitos e verdades sobre o câncer de mama e do colo do útero. Também proporcionamos um ambiente de apoio, onde informação e bem-estar estão em primeiro lugar”, destaca Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.
Por fim, na UPA Trapiche da Barra, também em parceria com o Sesc, trouxe uma roda de conversa, reforçando os fatores de risco e os cuidados primários e secundários relacionados à doença.
“Falar sobre o diagnóstico precoce, assim como os cuidados preventivos e contínuos, é essencial para reduzir os impactos do câncer de mama, contribuindo para a conscientização e prevenção”, acrescenta Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
Outubro Rosa
Criado na década de 1990 pela organização estadunidense Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção, controle e cura do câncer de mama.
No Brasil, surgiu em 2002, em São Paulo, e ganhou força anos depois, em 2008. Somente em 2018, com a Lei nº 13.733, a campanha Outubro Rosa foi instituída em todo o país.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2024, a estimativa de novos casos de câncer de mama é de mais de 73,6 mil. É o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, com risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Cerca de 1% dos casos ocorre em homens